quarta-feira, 4 de julho de 2012

Abacaxi


Essa fruta é rica em vitamina C e sais minerais como Cálcio, Ferro e Fósforo. A vitamina C é um remédio de choque contra o frio, cansaço, gripe e depressão. É necessária ao desenvolvimento de ossos e dentes, aumenta a resistência dos tecidos e dos vasos sanguíneos. Os sais minerais contribuem também para ossos e dentes, mantêm o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso. Uma fatia de abacaxi (110 gramas) fornece 52 calorias.
O abacaxi facilita a digestão de produtos protéicos como carnes, peixes e aves pela alta porcentagem de celulose. Nos casos de febre, recomenda-se suco de abacaxi por ser refrescante e eliminador de impurezas. É também indicado para enfermidades da garganta e da boca.
No tempero, ele amacia a carne. E para combater a bronquite, seu xarope é muito eficaz. Para prepará-lo, corte a fruta em rodelas, coloque-as numa panela, regue com mel e cozinhe. Deixe esfriar, retire o suco e coloque-o em vidro bem tampado. Tome 3 a 4 colheres de sopa por dia.
Também a casca cozida em forma de chá é utilizada para purificar o sangue e para combater diferentes processos inflamatórios.
O abacaxi está maduro quando as folhas da coroa se soltam com faciidade. Se você preferir comprá-lo verde, deixe-o amadurecer em temperatura ambiente. E, para reconhecer quando ele está maduro demais, observe a região próxima à base. Em caso positivo, ela estará com manchas escuras e partes amolecidas. Essa fruta madura, e em boas condições, conserva-se na geladeira por 2 a 4 semanas.
Ele pode ser encontrado o ano inteiro, mas seu período de safra vai de dezembro a fevereiro.

Dica:
Com as cascas, aproveite para fazer um gostoso refresco; basta fervê-las.

Fonte:Manual de orientação alimentar e receitas.
Secretaria de Agricultura e Abastecimento

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Agrião: como escolher, limpar e conservar

O agrião é uma verdura de folhas pequenas, verde-escuras e de sabor levemente picante. Na hora de comprá-lo é preciso estar atenta, para evitar dissabores no momento de prepará-lo:
  • o agrião, quando de boa qualidade, deve ter folhas verdes bem escuras, brilhantes, firmes e tenras, sem manchas nem marcas de insetos.
  • folhas amarelas e murchas indicam que o agrião está velho e, nesse caso, não é recomendado.
  • antes de guardar, limpe bem o agrião, elimine as folhas amareladas ou machucadas e lave apenas quando for usar.
  • coloque em saco plástico e guarde na gaveta da geladeira. Assim, ele se conserva por 3 a 4 dias.
  • ao preparar, retire as folhas com os cabinhos. Trabalhe com as mãos, pois o agrião perde parte de suas propriedades quando em contato com metais.
  • depois de lavar, deixe o agrião de molho em água com algumas gotas de limão ou vinagre. Escorra.

Bolinhos de talo de agrião

Ingredientes

talos de agrião cortados bem miudinhos (o equivalente a 1/2 xícara)
2 ovos
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/2 cebola média
sal a gosto

Modo de fazer

Misture todos os ingredientes numa tigela e frite em óleo quente, em pequenas porções de cada vez.

Rendimento: 10 bolinhos
Valor calórico total: 331,20 calorias

Sopa de Agrião

Eu acrescentaria bacon em cubos e tostados, além de croutons e um bom queijo parmesão ralado grosso. Humm, é de dar água na boca...

Ingredientes

4 batatas
1 copo de folhas de agrião bem lavadas
1 litro de caldo de carne
1 colher (sopa) de margarina

Modo de fazer

Descasque as batatas e cozinhe-as no caldo de carne. Quando estiverem macias, amasse-as bem e torne a juntá-las ao caldo. Deixe ferver. Coloque o agrião no fundo de uma terrina. Tire o caldo do fogo, junte a margarina e despeje fervente sobre o agrião. Sirva imediatamente.

Rendimento: 3 porções
Valor calórico total: 241,8 calorias

Agrião

Assim como a maioria das verduras de folha, o agrião é um vegetal de baixo valor calórico, fornecendo 22 calorias em cada 100 gramas. Ele é considerado uma das principais fontes de vitamina A, essencial para a boa visão e para manter a saúde da pele. Apresenta ainda vitaminas do Complexo B (responsáveis pelo crescimento), além de grande quantidade de vitamina C. Têm alto potencial de sais minerais como Iodo, Enxofre, Fósforo e Ferro. Eles são importantes para o funcionamento da glândula tireóide, ajudam na formação de ossos e dentes, evitam a fadiga e estão ligados à produção de glóbulos vermelhos do sangue.
O agrião combate o ácido úrico, a tuberculose, o raquitismo, a formação de pedras nos rins, as cistites e ainda os efeitos tóxicos da nicotina. Como um dos produtos mais ricos da natureza, o agrião é digestivo, faz bem ao fígado, é diurético e bom para os diabéticos.
O suco de agrião, fervido com leite, em partes iguais, dá excelentes resultados contra enfermidade do peito, catarro e reumatismo. E mostra-se eficiente contra a bronquite quando misturado ao mel.
Por suas propriedades tônicas e estimulantes, o agrião tem o poder de abrir o apetite. Assim, deve ser sempre servido como primeiro prato, em forma de salada, principalmente nos dias quentes, quando é muito refrescante.
Na hora da compra, escolha o maço que tiver folhas verdes e brilhantes, firmes, limpas e sem marcas de insetos. Nessas consições pode ser conservado em geladeira por 3 a 4 dias.
Os períodos de safra do agrião vão de janeiro a fevereiro e de agosto a setembro.

Dica: Uma das formas de fazer ecnonomia e aproveitar integralmente as hortaliças: por isso, use também os talos de agrião para fazer bolinhos, omeletes ou sopas.


Fonte:Manual de orientação alimentar e receitas.
 Secretaria de Agricultura e Abastecimento

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Sanduíche de cenoura e nozes

Eu trocaria a cebolinha por salsinha picada no recheio. Este é bem natural, sem nenhum tipo de frios. Um ovo cozido fatiado sobre a pasta deixaria perfeito.

Ingredientes
1 cenoura ralada
1 xícara (chá) de maionese
1/2 xícara (chá) de nozes picadas
1 maçã verde picada em cubinhos
Sal a gosto
Cebolinha picada
Sirva com fatias de pão de forma

Misture todos os ingredientes e tempere com sal. Espalhe o recheio nas fatias de pão e junte de duas em duas para formar o lanche. Corte-o ao meio, formando dois triângulos. Enfeite com a cebolinha picada.

Sanduíche de maçã e peito de peru

Ingredientes
5 fatias de peito de peru
1/4 de maçã ácida fatiada
Alface picada a gosto
1 colher (sopa) de maionese
Sirva com fatias de pão preto ou mini-baguetes

Passe a maionese numa fatia de pão. Por cima, disponha as fatias de peito de peru, a maçã e a alface. Feche com outra fatia de pão.

Rendimento: 1 porção

Sanduíche de frango e passas

Eu particularmente adicionaria maçã verde ralada ou erva doce e algumas rodelas de tomate para dar um colorido vibrante. Cores estimulam meus olhos e a vontade de comer. Que tal algum tipo de noz triturada, como pistache? Para triturar, basta colocar as nozes sem casca em um pano de prato limpo, e bater com um batedor de carne.

Ingredientes
1/2 peito de frango cozido e temperado a gosto sem pele
1/2 xícara (chá) de maionese
1 dente de alho amassado
1 colher (sopa) de uvas passas
Folhas de alface
Sal a gosto
Sirva com pão ciabatta

Em uma tigela desfie o peito de frango em pedaços pequenos. Misture a maionese, o alho, as passas e o sal. Reserve. Corte os pães ao meio no sentido horizontal e recheio-os com a pasta e com a alface.

Rendimento: 2 porções

Sanduíche de rosbife e pimentão

Esta receita pede pão sírio aberto ao meio, mas pode ser utilizado o pão folha e enrolar como wrap. Se desejar, pode-se optar em colocar o sanduíche em uma chapa ou no forno quente.

Ingredientes
6 fatias de rosbife
4 folhas de alface
6 fatias de queijo prato
1 tomate em rodelas
1/2 pimentão amarelo em tiras
1 colher (chá) de manteiga
Sirva com pão sírio

Corte o pão ao meio, espalhe a manteiga e alterne camadas de rosbife, alface, queijo, tomate e pimentão. Corte ao meio na hora de servir.

Rendimento: 2 porções

Sanduíche de rosbife e salada

Eu particularmente amo rosbife. Normalmente compro Lagarto, em padaria de confiança, peço para fatiar fino e sempre tem a opção mal-passado ou ao ponto.

Ingredientes
1/3 de xícara (chá) de alface picada fina
1 cebola pequena bem picada
2 rabanetes cortados em rodelas finas
100g de rosbife em fatias finas
Azeite de oliva e vinagre de vinho tinto a gosto
Sal e pimenta vermelha a gosto
Sirva com fatias de pão italiano

Misture a alface, a cebola e o rabanete e tempere a gosto. Arrume o rosbife sobre as fatias de pão e cubra com a salada.

Rendimento: 1 porção

Sanduíche. É gostoso e alimenta!


Sanduíche não precisa ser sinônimo de refeição pouco saudável: é só combinar os ingredientes para fazer um lanche bem balanceado e rico em nutrientes. Experimente algumas dessas sugestões - elas incluem carnes, frios, legumes e até frutas.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Sanduíche - Um quebra-galho que não deve virar vício


Para acabar com a mania de refeição apressada, muita gente está procurando enriquecer a alimentação retornando a um velho hábito: a marmita.












Como é seu almoço? Você tem a sorte de comer tranquila(o) em casa ou faz parte do imenso número de pessoas que, nas grandes cidades, não tem tempo para almoçar?
Se a sua vida tem sido um festival de sanduíches ao meio-dia, já está mais do que na hora de pensar no assunto. É claro que uma refeição apressada, de vez em quando, não faz mal a ninguém. O seu hábito sim é um problema e as consequências não demoram a aparecer: mal-estar no estômago, dores de cabeça e fome, tudo isso sem falar no aspecto fundamental - a insuficiência de nutrientes que costuma provocar.

Nosso corpo pede mais

Realmente, com pressa e sem dinheiro fica difícil fazer um almoço com aquilo que seu organismo precisa. Mas será que comer sanduíches alimenta? Quem responde é a nutricionista Maria Helena Villar: "É ilusão pensar que estejamos nos alimentando com um sanduíche à hora do almoço. Mesmo que seja grande, só suprirá o indivíduo no aspecto da proteína. Podemos afirmar então que ele é, na verdade, uma refeição pobre".
Nosso organismo pede mais. Pede a ingestão de vitaminas, minerais, gorduras, hidratos de carbono e água, encontrados basicamente nos alimentos de quatro grupos: leite, carne, cereal, fruta e hortaliça.

Café e jantar: mais capricho

O problema fica mais grave se pensarmos que o café e o jantar são, geralmente, duas refeições também pobres. Maria Helena pondera:
"Para passarmos com um sanduíche no almoço, devemos enriquecer o desjejum. Basta combinar alimentos que contenham proteína animal (ovo, iogurte, carne ou queijo) com vitaminas e minerais encontrados nas frutas, mais os hidratos de carbono de cereais, como milho, aveia, pão, bolo, broa, mingau, biscoito e canjica".
Mas não é nada fácil mudar antigos hábitos. Quem está acostumado a um cafezinho pode até sentir-se mal ao trocá-lo por uma refeição completa. Maria Helena dá algumas dicas: "Vá devagar. Comece prineiro com um copo de leite. No dia seguinte, coma uma bolacha. No outro, tente tomar um suco de frutas e assim por diante". Dessa forma, sua cabeça e seu organismo acostumam-se com a idéia. Segundo a nutricionista, a disposição para a vida é outra, ganhando ritmo, quando mudam os hábitos da alimentação matinal.
Agora, se você não consegue mudar seu café, procure caprichar na refeição do meio-dia. Abandone o sanduíche e tente almoçar de verdade. E, se o seu orçamento não permite frequentar um restaurante, experimente um antigo e excelente costume: a marmita.
Você pode torcer o nariz à ideia. Afinal, a marmita foi tão desestimulada até hoje que acabou se tornando um desprestígio. No entanto, já podemos observar um retorno à ela, principalmente por causa da queda do poder aquisitivo do brasileiro. Quem come fora está comendo cada vez pior, porque o preço da alimentação é alto em relação ao salário. Por isso muita gente optou pela marmita.
 Maria Helena afirma: "A refeição de marmita é mais sadia que qualquer lanche rápido da rua, além de ser mais econômica".

Conselhos práticos

Para quem usa a marmita e para quem vai usar, vai aqui um alerta: o recipiente plástico não deve ser aquecido, sob risco de liberar substâncias tóxicas. Prefira o recipiente tradicional, de ágata, alumínio ou o térmico, mais moderno. As embalagens plásticas servem para frios, saladas, ovos cozidos, vegetais ou mesmo um sanduíche feito em casa - mais elaborado e barato do que os comprados. A fruta é uma sobremesa ideal, porque completa a refeição com minerais e vitaminas.
Se você ponderar sobre tudo isso e mudar seus hábitos, descobrirá que seu dia poderá ser muito mais agradável. Uma pessoa que costuma se alimentar de forma sadia tem mais disposição. Experimente: o aumento da produtividade no trabalho e na escola pode ser a primeira surpresa que esta mudança lhe reserva.

Reportagem: Maria Lúcia Nieto


quarta-feira, 6 de junho de 2012

Pão de Abóbora

Ingredientes
2 tabletes de fermento para pão
1/4 de xícara (chá) de água morna
1/4 de xícara (chá) de açúcar
1 e 3/4 de xícara (chá) de leite fervente
1 colher (sopa) de sal
8 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de abóbora cozida e amassada
1/4 de xícara (chá) de margarina derretida ou óleo

Modo de fazer

Misture o fermento com a água, mexendo para dissolver, e deixe por alguns minutos descansando. Depois disso, junte uma colher de chá de açúcar e deixe descansar por 10 minutos. Misture numa vasilha o leite, o sal e o açúcar restante e deixe amornar.
Acrescente o fermento dissolvido em água e mexa bem. Acrescente 2 xícaras e meia (chá) de farinha e bata bem até ficar uma massa lisa. Junte a abóbora e o óleo ( ou margarina) e misture bem.
Acrescente então a farinha restante e trabalhe com as mãos até obter uma massa firme. Coloque-a sobre uma superfície ligeiramente polvilhada com farinha, cubra com uma vasilha e deixe descansar por 10 minutos.
Coloque a massa em uma vasilha untada, vire de modo que o lado untado fique para cima e deixe crescer por uma hora, em lugar protegido. Abaixe a massa com as mãos, vire e deixe descansar por 45 minutos. Divida então a massa em duas partes. Cubra e deixe descansar por 10 minutos. Abra a massa e enrole como rocambole. Feche bem as pontas e coloque em uma forma untada grande. Cubra e deixe crescer por uma hora. Leve ao forno quente por 20 minutos.
Abaixe a temperatura e deixe assar por aproximadamente 25 minutos (até ficar dourado).

Rendimento: 20 porções
Valor calórico total: 4.827 calorias

Fonte: Manual de orientação alimentar e receitas. Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, 1985

Fatias de Abóbora

Ingredientes

700 gramas de abóbora cortada em rodelas
2 ovos
2 colheres (sopa) de leite
2 xícaras (chá) de farinha de rosca
sal
óleo

Modo de fazer

Tire a casca e as sementes da abóbora. Corte-a em pedaços ou fatias finas. Bata os ovos em um prato fundo, com sal e leite, coloque as fatias de abóbora e passe depois na farinha de rosca. Frite em óleo quente.

Rendimento: 12 porções
Valor calórico total: 1325 calorias

Fonte: Manual de orientação alimentar e receitas. Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, 1985












Fonte: Manual de orientação alimentar e receitas. Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, 1985

Nhoque de Abóbora

Ingredientes

1 quilo de abóbora
2 ovos
4 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 ´colheres (sopa) rasas de margarina
4 colheres (sopa) de queijo ralado (opcional)

Modo de fazer

Corte a abóbora em pedaços, retire a casca e as sementes. Leve-a ao fogo com água fria e deixe ferver até que cozinhe bem. Escorra a água, amasse com um garfo. Junte os ovos, o leite, a farinha de trigo e sal a gosto, misturando muito bem, até fazer uma massa consistente. Faça bolinhos achatados e cozinhe em água fervente, retirando-os assim que flutuarem na água. Arrume os nhoques numa travessa e tempere com margarina derretida e queijo ralado (opcional). Se preferir, cubra com molho de tomate.

Rendimento: 10 porções
Valor calórico total: 2625 calorias

Fonte: Manual de orientação alimentar e receitas. Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, 1985

Abóbora

O mês de junho é a melhor época para o consumo de abóbora, gengibre, inhame, mandioquinha, tangerina e tomate. Hoje falarei sobre abóbora e darei a vocês algumas receitas.



Abóbora

De alto valor nutritivo, a abóbora contém grande quantidade de vitamina A, indispensável à vista, conserva a saúde da pele e das mucosas, evita infecções e ainda auxilia o crescimento.
Possui ainda Niacina, que faz parte das vitaminas do Complexo B, cuja função é evitar problemas de pele, do aparelho digestivo, do sistema nervoso e reumatismo. Tem, ainda, sais minerais como Cálcio e Fósforo, que participam da formação de ossos e dentes, construção muscular, coagulação do sangue e transmissão de impulsos nervosos.
É indicada para pessoas de todas as idades por ser de fácil digestão. Laxativa e diurética, contém sementes tidas como potentes vermífugos, que agem principalmente contra a tênia (solitária). Para essa finalidade, as sementes devem ser utilizadas frescas, sem a película que as cobre, moídas e misturadas com açúcar. Elas são boas também contra náuseas em geral e vômitos de gestantes.
A abóbora é indicada na recuperação de enfermidades agudas do aparelho digestivo, especialmente inflamações dos intestinos. Crua ou cozida, serve como cataplasma para ajudar na cura de ferimentos, picadas de insetos, queimaduras leves e furúnculos. E o purê de abóbora exerce função diurética nas inflmações dos rins.
Na hora da compra, deve-se escolher abóboras de casca firme, sem rachaduras ou partes moles. Quando verde, deve ser conservada em lugar fresco e arejado. Quando madura é melhor deixá-la na geladeira onde pode durar de 3 a 4 meses.
Cem gramas de abóbora fornecem 40 calorias e seu período de safra vai de janeiro a agosto.

Dica: aproveite as sementes de abóbora para servir como um gostoso aperitivo. Basta levá-las ao forno para tostarem e temperá-las depois com sal.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Café da manhã: para quem prefere doces

Segunda-feira: 1 suco de laranja, 1 pãozinho com mel, 1 xícara de leite, 1 xícara de café ou de chá. Terça-feira: 1 fatia de bolo ou panetone, 1 vitamina de leite com fruta ( maçã, banana ou fruta da época) adoçada com mel, 1 café ou chá. Quarta-feira: 1 taça de ameixas secas com mel ou açúcar mascavo, 6 bolachas com manteiga, 1 xícara de leite, 1 café ou chá. Quinta- feira: 1 suco de laranja, pão com geléia de morango ou a de sua preferência, 1 xícara de leite, 1 café ou chá. Sexta- feira: suco de uva, flocos de milho à vontade com 1 1/2 xícara de leite, 1 café ou chá. Sábado: 1 suco de abacaxi ou melancia, 1 xícara de leite, 5 bolachas com geléia, 1 café ou chá. Domingo: 1 suco de laranja, 1 xícara de leite com chocolate, 3 fatias de pão com geléia, 1 café ou chá.

Café da manhã: para quem prefere salgados

Segunda-feira: 1 suco da laranja, 1 pãozinho, 40g de queijo fresco (1fatia grossa), 1 xícara de leite, 1 café ou chá. Terça-feira: 1 suco de abacaxi, 1 ovo quente, 1 xícara de leite, 5 grissinis ou biscoitos salgados, 1 café ou chá. Quarta-feira: 1 limonada com 2 limões (ou suco de laranja), 1 pãozinho, 1 fatia de presunto cozido, 1 xícara de leite, 1 café ou chá. Quinta-feira: Suco de melancia, 3 fatias de pão integral com manteiga, 1 xícara de leite, 1 café ou chá. Sexta-feira: Suco de laranja, 3 torradas com requeijão, 1 xícara de leite, 1 café ou chá. Sábado: Suco de abacaxi, 1 ovo mexido, 5 bolachinhas salgadas, 1 xícara de leite, 1 café ou chá. Domingo: Suco de mamão, 1 iogurte, 5 bolachas salgadas, 1 fatia de queijo prato ou minas, 1 café ou chá.

quinta-feira, 31 de maio de 2012

Café da manhã: o que não se deve fazer

  • Ingerir bebidas alcoólicas.
  • Beber apenas uma xicarazinha de café e não comer coisa alguma até o meio-dia.
  • Tomar leite gelado ou sucos de frutas muito frios.
  • Engolir o leite depressa, bebendo tudo de uma vez. Covém ingerí-lo aos poucos.
  • Comer doces à base de creme de leite ou com muito licor. Prefira os mais suaves.
  • Comer ovos crus. Deve-se preferir ovos quentes.
  • Tomar um café da manhã muito abundante (como à inglesa) sem estar acostumado.
  • Comer restos do jantar anterior.
  • Tomar o café da manhã de pé e com pressa.

Café da manhã: o que se deve fazer

  • Reunir a família ao redor da mesa: come-se muito melhor quando se tem companhia.
  • Todos devem colaborar no preparo e cada um pode escolher o trabalho que preferir fazer, como colocar a mesa, preparar suco de frutas, fazer café, cortar pão, fazer as torradas etc.
  • Modificar os hábitos gradualmente.
  •  Acostumar-se ao leite de manhã. se durante o dia não tiver oportunidade de tomá-lo. Beber em pequenos goles, comendo algo sólido ao mesmo tempo.
  • Quem não digerir bem o café com leite deve experimentar tomar só leite e o café, separado. Assim, a digestão é mais fácil.
  • Variar a composição do cardápio para tornar o café da manhã mais apetitoso.
  • Se gostar, comer um ovo quente (tem poucas calorias). Programar os cardápios para a família, levando em conta o gosto e exigências de cada um.
  • Não ter pressa: basta levantar quinze minutos mais cedo e tomar o café da manhã com calma.

Café da manhã, uma refeição indispensável

Nossos hábitos alimentares revelam um total desprezo pelo café da manhã. Aquela que deveria ser uma das mais importantes refeições do dia não passa, muitas vezes, de uma simples xícara de cafezinho puro. São poucas as pessoas que acrescentam leite, pão e manteiga. E mais raras ainda as que incluem geléia, mel ou outros ingredientes. O problema é que as pessoas que não estão habituadas a um café da manhã reforçado, acabam por fazer lanches no meio da manhã, em bares, à base de docinhos, empadinhas, sanduíches com maionese,ou outros alimentos que contêm um número bastante elevado de calorias. E, quem não pode interromper o trabalho para ir fazer um lanche, chega à hora do almoço morrendo de fome e acaba comendo demais, o que não é nada recomendável. Também as crianças, jovens ou pessoas que não trabalham enfrentam a necessidade de recorrer a biscoitinhos, balas ou chocolates para conseguir esperar a hora do almoço. E também eles acabam sendo lesados: na hora do almoço estão sem fome e acabam por perder duas oportunidades de se alimentar bem: no café da manhã e no almoço. Pesquisas feitas no mundo inteiro demonstram que a atividade física e psíquica se ressentem com a deficiência alimentar. É tão prejudicial buscar compensações para refeições malfeitas quanto ficar sem se alimentar: entre o jantar e o almoço do dia seguinte há um espaço de 16 a 17 horas! Para corrigir esses erros é preciso organizar o ritmo de vida, de modo a não ter os minutos contados para o café da manhá. Depois, é necessário superar o hábito de não conseguir comer nada de manhã. É claro que uma pessoa acostumada a tomar apenas uma xícara de café não pode, de repente, passar a tomar um café à inglesa, com ovos, presunto, leite, chá, bolachas, sucos, pães, queijos e geléias. Mas poderá acostumar-se à idéia de um café mais reforçado, introduzindo outros ingredientes aos poucos. A falta de apetite matinal pode ter diversas causas: o hábito de comer alguma coisa à noite, antes de deitar (ou durante a noite); o ato de fumar de manhã, com o estômago vazio; ouremos distúrbios digestivos. Mas, sem dúvida alguma, a causa mais comum é a falta do hábito de alimentar-se mais racionalmente, no dia-a-dia.