quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Geléia de Pêssego

Ingredientes

1 quilo de pêssegos limpos, sem casca, caroço (compre mais ou menos 1,3kg)
1 quilo de açucar

Modo de fazer

Numa panela, ferva a água. Vá mergulhando de 2 a 3 pêssegos por vez nessa fervura e deixe-os lá por um minuto apenas. Em seguida tire as peles de todos os pêssegos. Parta-os ao meio e retire os caroços. deixe, numa bacia, os pêssegos e o açúcar por algumas horas. Leve então ao fogo e cozinhe até os pêssegos se desmancharem e a geléia tomar ponto. Se os pêssegos forem duros, junte água para cozinhar até dar ponto.


Rendimento: um pote de 600gr

Valor calórico: 4.780 calorias

Pêssego


O pêssego é de baixo teor calórico, porque 100 gramas fornecem apenas 43 calorias. Mas, em contrapartida, é rico em fibras importantes para o bom funcionamento do intestino. Em menores quantidades aparecem a vitamina B5 (Niacina) e o mineral Ferro.

A Niacina é uma das vitaminas do Complexo B e tem por função evitar problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso. Combate também o reumatismo. Já o Ferro faz parte da formação do sangue.

O pêssego é indicado para qualquer tipo de dieta, porém é desaconselhável para pessoas de aparelho digestivo delicado.

Na hora de compra, deve-se dar preferência aos de casca firme, mas não dura. Para melhor conservação, eles devem ser guardados em geladeira, onde se conservam por uma a duas semanas. Mas, atenção: os pêssegos não devem ser lavados, a não ser pouco antes de serem servidos. Os que estiverem muito maduros ou com algumas manchas, devem ser aproveitados o mais rápido possível.

O período de safra de pêssegos é de novembro a janeiro, quando são encontrados com ótima qualidade e preço convidativo.

Fonte:Manual de orientação alimentar e receitas.
Secretaria de Agricultura e Abastecimento